O que é recommerce?

O recommerce é o comércio inverso ou sistema de recuperação o qual consiste na troca de um produto usado entre duas partes. O recommerce não é destinado somente para pessoas físicas. As empresas também podem utilizá-lo para valorizar os seus aparelhos usados e, ainda, promover iniciativas internas de projetos sustentáveis.

 Como funciona:


Em geral, o recommerce permite revender os aparelhos eletrônicos usados facilmente, empregando os mesmos princípios da compra:

      • Propondo um preço de recompra garantido ao proprietário do produto;
      • Organizando a logística reversa;
      • Controlando a qualidade do produto na oficina especializada;
      • Colocando no mercado os aparelhos em perfeitas condições de uso e reciclando os demais.

Reusar  + comércio = Recommerce

 

  O recommerce faz parte de várias tendências:


O desenvolvimento sustentável apresenta diferentes aspectos na sociedade.  A regulação, por exemplo, força os distribuidores a recuperar produtos antigos. As empresas também são avaliadas pela sociedade e demonstrar preocupação com a sustentabilidade pode ser muito positivo para a imagem delas. Neste sentido, integrar o recommerce ao funcionamento corporativo permite que a empresa possa viabilizar práticas de respeito e preservação ambiental. Finalmente, muitos consumidores buscam respeitar um padrão de consumo sustentável.

Além disso, a evolução do poder de compra implica novos padrões de consumo com o desenvolvimento do mercado de seminovos e as expectativas mais altas dos consumidores sobre preços. É preciso ainda ressaltar que atualmente os consumidores não hesitam em comparar os produtos pela internet.

A web é uma oportunidade para a RECOMÉRCIO ao permitir que os consumidores vendam de forma rápida e fácil os seus celulares usados sem precisar ir a uma loja. Isto sem falar no entusiasmo de alguns consumidores por novos produtos tecnológicos ou que estejam na “moda” e o quanto esse desejo de troca e atualização serve como ferramenta de desenvolvimento para a RECOMÉRCIO.

Recomercio celularesTendencias
Recommerce = Criação de valor para todos

Revender permite financiar a compra de um produto novo. Este tipo de revenda oferece ainda várias vantagens em comparação com o mercado on-line, por exemplo: não é preciso anunciar, você já conhece o valor do seu produto, dispensa a necessidade de fazer a gestão do cliente pré e pós-venda e, ainda, ganha tempo. Além disso, o recommerce permite comprar celulares baratos, por exemplo: desta forma, um smartphone ou um tablet fica de 30 a 50% mais barato do que um produto novo, participando de um processo sustentável.