Quanto tempo dura um celular?

Por Recomércio, Outubro de 2015. Você já parou pra perceber que os smartphones não são mais os mesmos de antigamente?

Antigamente a gente comprava um gadget e ele tinha uma durabilidade muito maior do que a que encontramos hoje em dia smartphones de diversas marcas.

aprovado

Passados os primeiros meses de uso, já é possível notar probleminhas que antes demoravam anos a aparecer, como desatualizações, travamentos e lentidões.

Na verdade, não pense que isso se trata de azar ou coincidência, afinal todo mundo acaba passando por isso, tudo por conta das fabricantes que precisam fazer com que os clientes continuem comprando seus aparelhos…

A Apple por exemplo, tem uma estratégia diferenciada das demais marcas. Lança apenas um modelo por ano, repleto de novidades e altas tecnologias para que o consumidor fique entretido em inúmeras surpresas e invista um alto preço. Porém, após exato um ano, ela lança outro modelo mais atrativo, convencendo os clientes a experimentarem seu novo smartphone. Um ciclo anual é criado com cada cliente Apple e eles nem percebem que anualmente estão adquirindo um novo mobile.

Já o Android apresenta o grave problema das versões defasadas, que funcionam perfeitamente para as funções básicas, mas na grande maioria dos aplicativos novos é incompatível. Ou seja, comprando um deles é fato que a dor de cabeça chegará em pouco tempo. Sem falar que quando o Android ganha uma nova versão, é preciso que as fabricantes liberem os arquivos para os consumidores, nada é feito de forma automática.

Mas não pense que o Windows Phone fica para trás, pois um celular com este sistema operacional nos dias de hoje, pode durar no máximo um ano, principalmente se os usuários quiserem se divertir com jogos mais pesados. A promessa do Windows Phone 8 por exemplo, permitirá uma série de novos recursos e o suporte a processadores de múltiplos núcleos, ou seja, os gadgets lançados até o momento ficarão defasados em pouquíssimo tempo.

Por isso preste muita atenção para não gastar todas as suas economias em um gadget novinho em folha sendo que em poucos meses ele já não será tão atual assim, onde outros modelos irão lhe atrair bem mais.

Analise quais os fatores de decisão de compra para você investir em um novo mobile e gaste sua grana de forma inteligente.